Imposto sobre compra e venda de imóvel: tudo o que você precisa saber 5i6v8

Antes de comprar um imóvel, é importante conhecer os impostos envolvidos na transação e entender como eles podem impactar seu orçamento. Saiba mais a seguir! 5tq5p

Por Redação - 17/05/2025 às 15:22
Atualizado: 17/05/2025 às 15:22
Imagem de uma pessoa entregando as chaves de casa para outra pessoa próximo a uma mesa onde estão uma casa em tamanho miniatura, alguns blocos de madeira, um óculos, um caderno e uma caneta para ilustrar matéria sobre o imposto sobre compra e venda de imóvel

O imposto sobre compra e venda de imóvel é um dos principais custos envolvidos nas transações imobiliárias no Brasil. Porém, mesmo sendo um gasto obrigatório, muita gente ainda desconhece os tributos que incidem sobre essas negociações e como eles afetam diretamente o valor final da operação, seja para quem compra ou para quem vende. 

Os tributos variam conforme o município, o tipo de operação e o perfil do comprador ou vendedor. Entre os mais conhecidos estão o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), pago na maioria das vezes pelo comprador, e o Imposto de Renda sobre ganho de capital, de responsabilidade do vendedor. Além disso, taxas cartoriais e eventuais custos com escritura também entram na conta e precisam entrar no planejamento.

Ou seja, entender como funciona o imposto sobre compra e venda de imóvel é um o importante para quem busca negociar com mais clareza e evitar prejuízos. Se esse é o seu caso, continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Navegue pelo conteúdo

Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar
Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar Compre o seu

Leia também: Entenda o que é o pacto marciano e como ele funciona na compra e venda de imóveis

O que é o imposto sobre compra e venda de imóvel? 4b654w

Imagem de uma casa moderna de dois andares para ilustrar matéria sobre os impostos sobre compra e venda de imóvel
Além dos impostos, há os custos cartoriais e escrituras

O imposto sobre compra e venda de imóvel é o tributo – ou conjunto de tributos – que incide sobre as transações de compra e venda de propriedades no Brasil. Embora possa variar de acordo com as regras de cada município, os mais comuns são o ITBI e o Imposto de Renda sobre o ganho de capital. 

Além desses, também é importante considerar custos cartoriais e, eventualmente, a escritura pública, caso o imóvel não esteja financiado. 

Ou seja, o imposto sobre compra e venda de imóvel não se resume a um único tributo, mas sim a um conjunto de encargos que exigem atenção para garantir que a negociação ocorra de forma legal e sem pendências fiscais.

Quais são os impostos sobre compra e venda de imóvel? 544v6t

Imagem de uma mulher mexendo em uma calculadora próximo a uma mesa com papéis e um computador para ilustrar matéria sobre quais são os impostos sobre compra e venda de imóvel
O ITBI é o mais conhecido, mas em alguns casos é preciso pagar também o Imposto de Renda sobre ganho de capital

Como visto anteriormente, o imposto sobre compra e venda de imóvel não se resume a uma única cobrança: ele envolve uma série de obrigações fiscais que afetam tanto o comprador quanto o vendedor. 

A princípio, embora a maior parte dos custos recaia sobre o comprador, o vendedor também deve ficar atento. Além disso, lembre-se que a quitação dos impostos é condição fundamental para a regularização do bem no cartório de registro. 

Conheça os principais impostos que incidem sobre as transações de compra e venda de imóveis a seguir:

ITBI 1b2d1z

O ITBI, sigla para Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, é um imposto municipal cobrado sempre que há a transferência de propriedade entre pessoas vivas

A responsabilidade pelo pagamento é do comprador. Além disso, o valor do imposto varia de acordo com a alíquota estabelecida por cada prefeitura – geralmente entre 2% e 3% sobre o valor de mercado ou o valor venal do imóvel, prevalecendo o que for maior. 

Conheça a alíquota do ITBI em algumas cidades brasileiras:

  • São Paulo: 3%;
  • Campinas: 2,7%;
  • Guarulhos: 2%;
  • Rio de Janeiro: 3%;
  • Niterói: 2%;
  • Belo Horizonte: 3%;
  • Porto Alegre: 3%;
  • Curitiba: 2,7%;
  • Brasília: 2%.

O ITBI precisa ser quitado antes de lavrar a escritura pública no cartório e é indispensável para o registro do imóvel no nome do novo proprietário.

Imposto de Renda sobre ganho de capital 6k3m2p

Em seguida, o Imposto de Renda sobre ganho de capital é um tributo cobrado pela Receita Federal sempre que o imóvel é vendido por um valor superior ao que foi pago na compra.

Assim, esse imposto federal se aplica sobre o lucro obtido na venda do imóvel, ou seja, a diferença entre o valor de compra e o valor de venda. A alíquota padrão é de 15%, mas pode ser maior conforme o valor do ganho. 

Existem casos de isenção, como quando o imóvel vendido é o único bem do contribuinte, com valor de até R$ 440 mil, desde que não tenha sido realizada outra venda nos últimos cinco anos. Imóveis comprados até 1969 também são isentos. 

ITR r2v2r

Por fim, o Imposto Territorial Rural (ITR) é um tributo federal cobrado anualmente sobre propriedades localizadas em áreas rurais. Embora não esteja vinculado diretamente à compra e venda do imóvel, a regularização é obrigatória para que o imóvel rural possa ser negociado. 

O cálculo do ITR leva em consideração o valor da terra e o grau de utilização da propriedade. Por isso, o vendedor deve apresentar o comprovante de quitação do imposto. Caso contrário, a transferência de titularidade não será permitida. 

Leia mais: Construir ou comprar imóvel pronto? Veja o que vale mais a pena

O que são as taxas? 6a3c6s

Em transações de compra e venda de imóveis, as taxas são os valores que você paga para que a negociação siga de forma legal e com registro nos órgãos corretos. 

Em outras palavras, elas são diferentes dos impostos porque servem para cobrir serviços específicos, como emitir documentos ou registrar a nova propriedade no seu nome.

Veja as principais taxas que costumam aparecer nesse processo:

  • Taxa de escritura: é paga no cartório para oficializar a compra e venda, principalmente quando o imóvel não é financiado por um banco;
  • Taxa de registro do imóvel: é o valor cobrado para registrar o imóvel no seu nome no Cartório de Registro de Imóveis. Só com esse documento você se torna oficialmente o dono;
  • Taxas do cartório: chamadas de emolumentos, são cobradas por serviços como autenticações e certidões;
  • Taxa de avaliação (no caso de financiamento): cobrada pelo banco para avaliar o valor do imóvel antes de liberar o crédito.

Leia também: Laudêmio: entenda a taxa cobrada em transações de compra e venda de imóveis no litoral

O que o vendedor paga? 5w32i

É importante se atentar aos impostos e taxas durante a transação

Na compra e venda de um imóvel, o vendedor também possui responsabilidades tributárias, especialmente quando há lucro na transação. O principal imposto que pode recair sobre quem vende um imóvel é o Imposto de Renda sobre ganho de capital.

Além do Imposto de Renda, o vendedor também deve apresentar certidões negativas e estar em dia com todos os tributos do imóvel, como IPTU e taxas condominiais, para que a negociação ocorra sem entraves. 

Não há custo com ITBI para o vendedor, pois esse imposto é de responsabilidade do comprador.

O que o comprador paga? 626iw

Imagem de um jovem casal sentados no chão próximos a caixas de mudança para ilustrar matéria sobre o imposto na compra de imóvel
O comprador é responsável pela maior parte dos custos tributários envolvidos na compra de um imóvel

O comprador é responsável pela maior parte das taxas e custos tributários envolvidos na transação. 

Dessa forma, o principal imposto pago por quem adquire um imóvel é o ITBI. Esse tributo é municipal e obrigatório em qualquer transferência de propriedade, exceto quando há financiamento pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), em que o ITBI pode incidir apenas sobre o valor da entrada.

Além do ITBI, o comprador também arca com os custos de escritura pública, quando o imóvel não é financiado. A escritura deve ser lavrada em cartório e os valores seguem uma tabela definida por cada estado. 

Em seguida, o novo proprietário também precisa pagar pelo registro no Cartório de Registro de Imóveis, etapa que oficializa a transferência da titularidade. O custo varia conforme o estado e o valor do imóvel.

Ou seja, o comprador precisa reservar um valor adicional – em média de 4% a 6% do valor total do imóvel – para cobrir todas as taxas, impostos e emolumentos do processo de aquisição. 

Leia mais: Análise documental: uma etapa fundamental na compra e venda de imóveis

Compre ou venda seu imóvel com mais segurança e praticidade 4t2u4y

Agora que você já entendeu como funciona o imposto sobre compra e venda de imóvel, que tal dar o próximo o com mais segurança e agilidade no processo?

No QuintoAndar, você encontra uma plataforma de moradia completa para comprar ou vender imóveis em mais de 70 cidades brasileiras. Tudo isso com ferramentas que facilitam cada etapa da jornada: desde a busca até a do contrato.

E se você é proprietário ou investidor, aproveite também a Calculadora QPreço, ferramenta exclusiva que utiliza dados reais do mercado para te ajudar a definir o valor ideal de venda ou aluguel de um imóvel.

Saiba mais sobre essa ferramenta exclusiva do QuintoAndar:

Conclusão 1545y

Desde as alíquotas do ITBI e IR até as taxas cartorárias, cada valor influencia diretamente no custo total da operação. Por isso, se planejar com antecedência, manter a documentação em dia e conhecer seus direitos e obrigações pode fazer toda a diferença na hora de comprar ou vender um imóvel. Então, se você está pensando em dar esse o, leve em conta todos os tributos envolvidos.

Saiba quanto vale seu imóvel para venda com a calculadora QPreço
Saiba quanto vale seu imóvel para venda com a calculadora QPreço Calcular preço
Este artigo foi útil?
  Média: 0
`; const adBody = newAd.querySelector('.qa-anuncio__body'); const adAluguel = newAd.querySelector('.qa-anuncio__body__aluguel'); const adDescricao = newAd.querySelector('.qa-anuncio__body__descricao'); const adEndereco = newAd.querySelector('.qa-anuncio__body__endereco'); if (busContext === 'sale') { const saleValueFormatted = parseFloat(imovel.salePrice).toLocaleString('pt-BR', { style: 'currency', currency: 'BRL' }); adAluguel.innerHTML = `Venda ${saleValueFormatted}`; adDescricao.innerHTML = `${imovel.area}m² • ${imovel.bedrooms} ${strDorms}`; } else { const rentValueFormatted = parseFloat(imovel.rentValue).toLocaleString('pt-BR', { style: 'currency', currency: 'BRL' }); const totalCostFormatted = parseFloat(imovel.totalCost).toLocaleString('pt-BR', { style: 'currency', currency: 'BRL' }); adAluguel.innerHTML = `Aluguel ${rentValueFormatted}`; adDescricao.innerHTML = `Total ${totalCostFormatted} • ${imovel.area}m² • ${imovel.bedrooms} ${strDorms}`; } adEndereco.innerHTML = `${imovel.streetAddress}, ${imovel.regionName}, ${imovel.city}`; playground.appendChild(newAd); }); container.style.display = 'block'; } }); }); }; const initialCity = document.querySelector('#citySelector').value; updateAnuncios(initialCity); document.querySelector('#citySelector').addEventListener('change', (event) => { const selectedCity = event.target.value; updateAnuncios(selectedCity); }); }); window.dataLayer = window.dataLayer || [];


© 2025 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também

Foto que ilustra matéria sobre o Centro Histórico de São Paulo mostra a Catedral da Sé (Foto: Getty Images) Cidades

Centro Histórico de São Paulo: 39 pontos para conhecer a região onde nasceu a Capital Paulista 4t6e1

De prédios icônicos a patrimônios culturais, o centro revela toda a riqueza histórica da maior cidade do Brasil

Foto que ilustra matéria sobre os melhores restaurantes de Indaiatuba mostra um ambiente interno do Amadeu (Foto: Divulgação) Cidades

Melhores restaurantes de Indaiatuba: 24 lugares para explorar os sabores da cidade no Interior Paulista 51645p

Entre alta gastronomia, culinária internacional, bistrôs charmosos e restaurantes para todos os gostos, saiba onde comer bem em Indaiatuba

Foto mostra a Esplanada do Mineirão vista do alto Cidades

Esplanada do Mineirão: conheça a área de lazer ao redor do “Gigante da Pampulha” e585n

Veja como chegar e o que encontrar em um dos espaços mais frequentados para quem gosta de lazer ao ar livre em BH